Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Alerta por E-mail No The Dude

Gente bom dia, Hoje vim falar sobre uma função bem interessante do the dude que é o alerta por e-mail, função que pode ajudar muito se você quer saber se em um feriado sua rede ficou estável ou mesmo em tempo real, eu por exemplo adicionei uma conta no meu Smartphone e deixei configurado para atualizar a caixa de e-mail a cada 5 minutos, assim então sempre que cai uma torre onde quer que eu esteja fico sabendo com um delay de no máximo 5 minutos. Bem vamso por a mão na massa entao e começar com a configuração:

São passos bem simples e rapidos para que seja feita essa configuração, lembrando que é preciso de um servidor de email sem criptografia, o gmail funciona agora se você pretende usar hotmail, bol, yahoo e etc... pode esquecer que nao irá funcionar com essa configuração.

1º Abra o The dude e clique na opção "configuração" ou "settings".


Na janela que sera exibida va ate a aba "Geral" la voce colocara o endereço de seu servidor SMTP e no campo "From" o e-mail que servira de remetente, no meu caso criei um email só para o the Dude, feito isso clique em "Aplicar" e depois em "OK".


2º  Agora vamso ao campo "Notifications" de um clique duplo e sera exibido os tipos de notificações



3º Aqui teremos que clicar no sinal de "+" e adicionar uma notificação por email.


Com a notificação adicionada vamos agora as configurações dela.


Aqui simplesmente iremos colocar o e-mail que sera o destinatário no campo "To", se acaso quiser colocar mais de um basta clicar sobre a seta pra baixo que mais um campo será adicionado, apos preencher basta clicar em aplicar e pronto seu Dude começara a enviar e-mail sempre que o ping de uma torre ou link monitorado falhar.


Bom galera é isso espero que tenham gostado! Até a Próxima! Abraços.


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não consegui fazer funcionar tem algum jeito de testar para ver o que pode estar acontecendo, na verdade no server smtp na aba general eu coloquei o ip do smtp do gmail só não sei se é esse mesmo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra verificar o servidor do Gmail da um ping no SMTP.Gmail.com, o Gmail as vezes é preciso que altere as configurações para aceitar.

      Excluir
    2. Pra verificar o servidor do Gmail da um ping no SMTP.Gmail.com, o Gmail as vezes é preciso que altere as configurações para aceitar.

      Excluir
  3. Muito bom, deu certinho, so para nivel de informação eu estou com the dude instalado dentro do mk e acessando ele pelo client.

    ResponderExcluir
  4. não consegui, estou usando o win 10 x86, the dude 3.6. preciso muito fazer essa implementação. poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. na verdade estou usando o win server 2012 R2...

    ResponderExcluir
  6. como colocar o email "from" sem colocar a password dele para permitir o envio a partir dele?

    ResponderExcluir